Fim da Segurança Pública

Por 273 votos a 211, os deputados aprovaram emenda exigindo o desligamento de seu cargo, quatro anos antes do pleito, para juízes, membros do Ministério Público, policiais federais, rodoviários federais, policiais civis, guardas municipais, militares e policiais militares*. Fonte: Agência Câmara de Notícias:

https://www.camara.leg.br/noticias/806576-CAMARA-APROVA-NOVO-CODIGO-ELEITORAL-COM-PREVISAO-DE-QUARENTENA-PARA-JUIZES-E-POLICIAIS

Se passar como está, a partir de 2026 o servidor de carreira típica de Estado que quiser se candidatar terá que se afastar 4 anos antes do pleito.

Nós como cidadãos temos que lutar para que isto não seja aprovado! É o desmantelamento da segurança pública! Afinal recentemente decisões da 6° turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de juízes pelo Brasil afirmou que as guardas municipais não tem poder de polícia e que sua atuação deverá ser apenas patrimonial e agora isso! Os integrantes das forças públicas não poderão se candidatar a cargos políticos sem um afastamento de 4 anos da corporação!

Todos sabem que na maioria das cidades como Limeira, a atuação da Guarda Municipal é fundamental para coibir crimes, independentemente se estes estão ligados ao patrimônio!

Ou seja, ao mesmo tempo que estão tentando barrar o poder de polícia das forças de segurança, estão coibindo o direito de seus integrantes ingressarem em cargos políticos! Tudo isso só favorece quem vive do crime pois assim as forças de segurança não terão como lutar pelo seus direitos!

Quem acaba sofrendo com tudo isso é o cidadão, que trabalha e paga seus impostos. Mesmo com a atualização da GCM e da PM, Limeira tem alta de 161% no nº de roubos e furtos de veículos no 1º quadrimestre, aponta SSP, conforme foi publicado pelo G1.

Agora imaginem se as forças de segurança não tiverem como combater o crime? É isso que irá acontecer se deixarmos aprovar este desmantelamento da segurança pública!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *